Ele é filho do tradicional empresário de Nova Xavantina, Jorge Nicolas Andraos, criador da loja de materiais para construção e produtos veterinários Casa e Campo e do Auto posto bom tempo.
Neste ambiente empresarial, convivendo com o dia a dia do setor, cresceu e hoje se tornou médico, Dr. Jorge Junior, formado em Medicina em São Paulo, pelo Centro Universitário São Camilo, hoje concluindo sua especialização em Medicina do Trabalho pela faculdade PUC (Pontífice Universidade Católica) de Goiânia.
“Faz tempo que enxerguei esta carência em Nova Xavantina, a falta de um acompanhamento médico nas empresas, assessoria em medicina do trabalho, não aquele que vem vende os programas e volta só daqui há um ano” disse Dr. Jorge ao site SN e programa Rezende FM na manhã desta segunda-feira, 06.
PARCERIAS
Ele explicou que no próximo ano conclui sua especialização na área, e por isso, está atuando em parceria com Dr. Mizael, de Barra do Garças, na elaboração do programa PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), e com o engenheiro ambiental Diego Damas –também prata da casa, filho do proprietário da Drogaria Goiás, Mário Damas-, no programa PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
Ambos os programas estão planilhados no programa Esocial do governo federal, uma plataforma on-line que recolhe informações nas áreas Trabalhista, Fiscal e Previdenciária das empresas-, cuja alimentação dos dados é feita pelos respectivos escritórios de contabilidade.
ON LINE
Segundo Dr. Jorge, este sistema já está implantado há cerca de três anos, mas devido ao volume gigantesco de informações, a fiscalização para quem não estiver de acordo com a legislação será feita via on-line, por notificação e eventual multa, a partir de janeiro de 2019. Desde que possua um só funcionário com carteira assinada, a empresa é obrigada a realizar os programas e exames periódicos.
“Os fiscais do ministério do trabalho ficarão em seus gabinetes avaliando o Esocial das empresas e quem não estiver com os dados em dia, receberá a notificação. Não existe mais a figura do fiscal, é tudo on-line” informou.
PREVENÇÃO
Para ele, o empresário não pode pensar que a adequação se trata apenas “de mais uma despesa”, pois esta despesa pode muitas vezes ser maior, se houver processos judiciais por parte dos funcionários em caso de problemas de saúde decorrentes do trabalho executado.
“A adequação aos programas e suas particularidades, protege o empresário quanto à processos futuros, que são sempre super onerosos, e também protege os funcionários, que saberão exatamente quais os problemas de saúde que poderão enfrentar” garante o médico.
O MELHOR PARA NX
Nascido e criado em Nova Xavantina, Dr. Jorge disse que fazer parte das duas áreas –a medicina e a empresarial- o ajuda a tomar as melhores decisões, e que, em tudo o que faz procura sempre o melhor para Nova Xavantina: “Eu amo a minha cidade, não quero mudar daqui e por isso procuro fazer sempre o melhor para ela” concluiu.
Além do curso de especialização em Medicina do Trabalho, que conclui no próximo ano, Dr. Jorge Nicolas Andraos Junior trabalha no seu consultorio com atendimentos clínicos, faz acompanhamento de pre-natal, atendimentos com crianças e idosos. Marque já sua consulta pelo telefone (66) 98412-2328.