MP, Prefeitura e Associação Rio Limpo Rio Lindo firmam parceria para preservar bacia do Córrego do Antártico

EU AMO, EU CUIDO

0
207

Da Redação – Ezio Garcia

Aconteceu na manhã desta terça feira, 13, no gabinete do Promotor de Justiça de Nova Xavantina, Dr. Welinton Petroline, uma reunião entre o Ministério Público local, na pessoa de Dr. Welinton;  membros da associação ambiental Projeto Rio Limpo Rio Lindo e o Poder Executivo Municipal, na pessoa do Secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Edivaldo Celestino Barbosa, o Dizé.

Proposto pelo Ministério Público, o encontro teve por objetivo firmar uma parceria entre os envolvidos para a execução na bacia do Córrego do Antártico, do mesmo trabalho executado pelos ambientalistas na bacia do Córrego do Murtinho, que já dura dois anos e está em fase de conclusão.

PH ALTERADO

A ação foi proposta pela Promotoria após o conhecimento do resultado de uma análise encomendada pelo Ministério Público da qualidade da água do Córrego do Antártico, que deu alteração no fator PH, e normal nos outros fatores analisados.

“A água ainda está boa, mas é melhor prevenir do que remediar” disse o Promotor, garantindo a realização do trabalho através da destinação de recursos oriundos das multas arrecadas pelo MP nas causas judiciais.

PRESERVANDO AS NASCENTES

“O trabalho é longo e paciencioso, de sensibilização e conscientização dos chacareiros, de mudança de hábitos, etc; mas vale a pena preservar nossos mananciais de água” disse o coordenador do projeto e da associação, vereador Valteri Araújo.

A associação ambiental Projeto Rio Limpo, Rio Lindo” existe há treze anos, trabalhando na limpeza e conservação do Rio das Mortes, já tendo retirado dezenas de toneladas de lixo doméstico do rio, e realizado exames periódicos da qualidade da água.

Na bacia do Córrego do Murtinho, a mudança de hábitos dos chacareiros introduzidas, já mostram resultados na recuperação de nascentes e o consequente aumento no volume de água do córrego.

Lavrada em ata assinada por todos os presentes, na reunião ficou decidido que os trabalhos começarão logo após a conclusão do projeto na bacia do Murtinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui