Vereador Elias Bueno culpa a Câmara, critica a imprensa, mas não explica porque não devolveu recursos indevidos

FALTA À SESSÕES

0
330

Da Redação – Ezio Garcia

O vereador Elias Bueno (PSDB) usou a Tribuna Livre da sessão da Câmara Municipal desta segunda feira, 03, para fazer criticas à matéria veiculada pelo site Sintonia News no último dia 30, sob o título “MP recomenda devolução de vencimentos do vereador Elias Bueno por falta à sessões”, cujo teor informou à população sobre o documento de Recomendação do Ministério Público de NX destinado à presidência da Câmara Municipal de Nova Xavantina.

O documento solicita da Presidência da Câmara atualização de valores e devolução ao erário público dos vencimentos pagos ao vereador Elias Bueno por duas sessões nas quais o edil não compareceu, em 22 de janeiro e 26 de fevereiro de 2016.

OS FATOS-1

Em suas criticas, o vereador afirmou que a matéria não teria focado no detalhe de que o documento recomendatório do MP fora endereçado à Presidência da Câmara e não à ele em particular, afirmação falsa e errônea, que pode ser desmentida logo no primeiro parágrafo do texto, abaixo reproduzido, cuja matéria na íntegra pode ser acessada no site:

“Por meio da Recomendação nº 007/2018 emitida no último dia 03 de setembro e anexa no final da matéria, o Ministério Público de Nova Xavantina, através da Promotor de Justiça Civil Dr. Welinton Petroline, notificou e recomendou à Presidência da Câmara Municipal, o ressarcimento ao erário público do legislativo, dos vencimentos pagos ao vereador Elias Bueno referente às sessões de 26 de janeiro e 22 de fevereiro de 2016, nas quais o vereador não compareceu”.

Com acusações de que a publicação fora “paga pelo prefeito”, e que era “mentirosa” -sem citar no quê exatamente a publicação mentiu- Elias em seu discurso tentou transferir a responsabilidade do recebimento indevido nos seus vencimentos à Câmara Municipal:

“Quem paga é a Câmara, eu não pago nada” disse.

OS FATOS-2

Segundo ele, a Câmara deveria ter descontado o valor das sessões em que não compareceu pois estaria autorizada para isso, no que foi categoricamente desmentido pelo presidente, vereador João Bangue, que respondendo à Recomendação do Ministério Público sobre o caso, afirmou:

“Quanto à parte da manifestação que diz:…”o presidente da Câmara, embora notificado pelo Ministério Público nada fez, ou se fez, será que devolveu o dinheiro público recebido indevidamente?…”; este presidente da Câmara Municipal de Nova Xavantina informa que não determinou ainda que fosse procedido o desconto na folha de pagamento do vereador Elias Bueno, EM VIRTUDE DE QUE ESTE NÃO CONSENTIU EXPRESSAMENTE COM O DESCONTO”.

No seu discurso, Elias citou rapidamente sem explicar nem dar detalhes,  uns tais descontos de INSS e IR feitos em recebimentos passados que seriam o impasse da não devolução atual.

Lembrado via whatsapp pelo repórter no dia anterior, sobre o fato de que as sessões aconteceram há quase três anos e que o vereador ficou calado todo esse tempo, mesmo sabendo que o recebimento era irregular, o edil não respondeu e encerrou a conversa.

“Esse teu áudio está muito longo” brincou.

Veja na íntegra a resposta do presidente João Bangue ao  Promotor de Justiça da Comarca de Nova Xavantina, Dr. Welinton Petroline, repassando as informações solicitadas, inclusive com relação ao pagamento da Verba Indenizatória aos vereadores. Confira:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui