Da Redação – Ezio Garcia
Foi um produtivo final de semana este vivido pela Prefeitura de Nova Xavantina, que começou na sexta feira e até o início do domingo, 10, tinha pelo menos três boas notícias para a população, vindas da administração do prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola.
Na sexta feira, 08, às 17.30 hs, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, foi assinado o Termo de Cooperação entre Prefeitura e Polícia Militar, para início imediato no município do Programa Educacional de Resistência e Combate às Drogas – PROERD
PREVENÇÃO
O programa é aplicado nas escolas, junto aos alunos -crianças do ensino fundamental e 1º grau- e começa no próximo dia 14 com cerca de 600 alunos da rede municipal e estadual de ensino, com seis meses de duração por turma, com cerimonia de formatura, uniforme especial e outros quesitos.
Presente no ato do lançamento do programa estiveram o Comandante Regional da PM, Ten. Cel. PM Souza; Comandante da PM de Nova Xavantina, 1º Ten. Diogo; prefeito Cebola, vice prefeito Ney Welintopn e os vereadores Pedro Breitemback, Dr. Eduardo Ribeiro, Sávio Luís e João Bang; Secretário Dizé e Psicóloga Fabiane Gallindo.
CURSO DE DIREITO
À noite, no Ginásio de Esportes Fredericão, na abertura da cerimônia de colação de grau dos formandos do Campus da Unemat de NX, o prefeito assino o Termo de Cooperação entre Prefeitura e Unemat, para a implantação do curso temporão de Direito no Campus.
O documento foi assinado pelo prefeito Cebola e pelo Magnífico Reitor da Unemat, Profº Rodrigo Bruno Zanin, ato que foi comemorado pelo prefeito como mais uma etapa vencida para o funcionamento do curso ainda no primeiro semestre de 2.019.
AUMENTO DO TERRITÓRIO
E para coroar a sexta feira mágica para Nova Xavantina, uma liminar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ) suspendeu a lei estadual nº 6.629/1995 e tirou mais de 70 mil hectares do território de Barra do Garças.
A fatia de aproximadamente 50 km, pela BR-158, ficou para Nova Xavantina, que agora pode recolher toda a carga tributária da região. A determinação refere-se a uma ação direta de inconstitucionalidade impetrada pelo prefeito João Batista Vaz da Silva, e tem validade provisória, até que seja julgado seu mérito.
A briga é antiga, e corre na Justiça, mas o detalhe é que o TJ deu ganho de causa para o município de Chapada dos Guimarães numa demanda idêntica, com as mesmas justificativas alegadas por ambos os prefeitos.
Por esta razão acredita-se que NX vá mesmo recuperar os 50 km de território que já eram seus, antes que o então deputado estadual Quincas os desmembrassem aleatoriamente de NX e os anexassem à BG, o que agora foi derrubado pela Liminar.