Análises laboratoriais feitos pela Prefeitura monitoram qualidade da água fornecida pelo SETAE; veja como funciona

SAÚDE PÚBLICA

0
298

Da Redação – Ezio Garcia

Respondendo ao Requerimento nº 010/2019, de 18 de março último, de autoria do vereador Dr. Eduardo Ribeiro da Silva (DEM), a Divisão  de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de NX, aponta em seu relatório de oito páginas, a qualidade dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde da água fornecida pelo SETAE – Serviço de Tratamento de Água e Esgoto, aos consumidores do município.

O relatório a que o site SN teve acesso,  mostra o resultado de 152 (cento e cinquenta e duas) análises laboratoriais, com amostras de água retiradas na boca do hidrômetro dos consumidores, no período de janeiro de 2018 à março de 2019.

COMO FUNCIONA

Segundo o responsável pela Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental do município, Perilo José Sabino Nunes, as análises são realizadas em laboratório próprio da Secretaria Municipal de Saúde (fotos abaixo) para análise de campo, que mede a incidência de cloro, o PH (quantidade de hidrogênio na água) e turbidez, que aponta oscilação na coloração da água.

Já para as análises microbiológicas, que estudam a presença de coliformes totais e da presença da Escherichia Coli (bactéria presente no organismo humano, que em grande quantidades (cepas) podem ocasionar infecção urinária e outras doenças); as amostras são enviadas para um laboratório regional, em  Pontal do Araguaia.

QUALIDADE BOA

O resultado das 152 análises realizadas mostram variação apenas nos dois primeiros meses de 2018, período das chuvas, mais propício da presença de corpos estranhos na rede de distribuição da água, em que se constatou a presença de coliformes totais nas amostras.

“Nestes casos” disse Perilo ao site SN nesta quinta feira, 03, “repassamos o resultado para a empresa concessionária e acompanhamos a resolução do problema, que virá  na próxima análise. O próprio sistema, quando há alteração nos dados, pergunta qual a providência tomada” explicou Perilo.

Para todos os demais ítens os resultados obtidos no período analisado são considerados normais e dentro dos padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde, que é de 6.0 à 9.5 para a medição do PH e até 5.0 para avaliação da turbidez.

COMUNICAR ALTERAÇÃO

As amostras são recolhidas duas vezes ao mês em vários pontos da cidade, atendendo tam bém à comunicações de irregularidades feitas por consumidores. “Quando nos indicam o local exato onde está havendo a variação, nós vamos até lá e recolhemos a amostra” disse Perilo.

Em entrevista sobre o assunto concedida ao programa Sintonia Roncador desta quinta feira, 3, Perilo conclamou a população à se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde, toda vez que constatar alteração na água que chega até a sua casa.

“Muitas vezes nós recebemos comunicações e já as levamos diretamente para a empresa, e vamos juntos, Prefeitura e concessionário, checar “in loco” o problema e resolver. O que não adianta é ficar nas redes sociais alardeando o problema, tem que resolver” disse.

A Secretaria Municipal de Saúde se localiza na Praça Cívica, marco zero da cidade, no setor Xavantina.

Abaixo, fotos do laboratório próprio do município e do Relatório em resposta ao Requerimento do vereador Dr.Eduardo Ribeiro da Silva:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui