Obra de restauração da casa que foi do Coronel Vanique está 80% concluída, diz arquiteto responsável

DIA DOS PIONEIROS

0
523

Da Redação – Ezio Garcia

Já está vistosa e imponente a obra de restauração da casa que foi a residência do Coronel Flaviano de Matos Vanique, Chefe da Expedição Roncador Xingú, em Nova Xavantina.

O imóvel histórico foi adquirido de uma família de pioneiros pela Prefeitura Municipal, na gestão do atual prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, que está realizando a obra de restauração da casa, sob a responsabilidade do arquiteto Mário Lenza, o Marinho, autor do projeto de restauração e da execução da obra.

“Oitenta por cento do projeto já está concluído, passando as chuvas retomamos e mais trinta dias concluímos tudo” disse o arquiteto à reportagem na manhã desta quinta feira, 05.

ORIGINAL

Segundo ele, a restauração foi um imenso trabalho de pesquisa em fontes históricas, informações com pioneiros, e sobretudo, um minucioso trabalho arqueológico de descobrir, na estrutura do imóvel, “cicatrizes” da planta original, deixada após reformas que se fizeram posteriormente ao tempo em que lá viveu o Coronel com sua esposa, Dona Alda Vanique.

“Derrubamos divisões internas feitas posteriormente, mantivemos a estrutura original, inclusive com o material que foi utilizado na época” disse Mário, que provocou a realização de uma audiência pública no início da obra, para discutir e esclarecer para a população a diferença entre reforma e restauração.

“Só não é original o muro, que não época não tinha, mas que tivemos que construir para conter invasões e vandalismos que estavam sendo praticados no imóvel, e a energia elétrica, que na época era na base do lampião” esclareceu o arquiteto.

COMO ERA…

No interior da casa, pode se ver a sala de armas do coronel, ganchos de rede onde ele dormia em seu quarto, marcas (por enquanto, pois será restaurado) de um oratório interno, um oratório externo utilizado pela familia, com destaque para o local do santo de devoção do coronel e Dona Alda (“estamos descobrindo qual era este santo para colocarmos lá”); janelas e portas de madeiras, com batentes em forma arredondada, canos de ferro utilizado na parte hidráulica, manilhas do tipo antigo na ligação com os banheiros, um tronco de pé de manga cuja muda teria sido trazida por Dona Alda do Rio Grande do Sul e outros elementos.

REFERÊNCIA

Uma vez concluída a restauração, o imóvel sem dúvida será referência histórica, um polo cultural de grande envergadura em toda a região, uma vez que a Expedição Roncador foi destaque nacional no cenário político e social da época.

Deflagrada pelo presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de interiorizar o Brasil, a epopeia dos expedicionários atraiu a atenção do mundo todo, com visitas à então Vila de Xavantina de autoridades como o próprio presidente da República, ministros de Estado, e personagens famosos,como o cineasta Jean Manzon e os jornalistas da então poderosa revista ” O Cruzeiro”, como o proprietário Davi Nasser, entre outros.

DIA DOS PIONEIROS

Neste sábado, 07, a Associação dos Pioneiros da Marcha para o Oeste (APMPO) realiza o seu encontro anual dos Pioneiros da Expedição Roncador Xingú e seus descendentes, cujo dia oficial é comemorado todo o dia 28 de feverfeiro de cada ano, dia em que os expedicionários chegaram no atual município de Nova Xavantina.

O evento acontecerá no salão de festas da Paróquia São Sebastião, no setor Nova Brasília, com início previsto para as 11.00 horas. Sobre o evento e sobre a epopeia dos Pioneiros em Nova Xavantina, o Sr. Raimundo Pereira dos Santos, o Sr. Dico, será um dos entrevistados  do programa Rezende Notícias desta sexta feira, 06, que começa às 12 horas, na Rádio Rezende Notícias.

O outro será o ex-conselheiro tutelar Valdir Leal, que falará sobre o seu livro “O Andarilho do Riso”, no universo do seu personagem, “Palhaço Pimbin”.

Fique por dentro!

Veja as fotos da obra de restauração da casa em que morou o Coronel Flaviano de Matos Vanique:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui