Infarto fulminante leva Archimedes Carpentiere, Pioneiro moderno de Nova Xavantina

TRISTEZA

3
1031

Da Redação – Ezio Garcia

Por volta das 15 horas desta quinta feira, 02, em Nova Xavantina, um infarto fulminante calou a voz, a alma, a pena e a inteligência brilhante de um dos seus mais ilustres filhos, o historiador Archimedes Carpentiere.

Aos 80 anos, Archima -como era carinhosamente chamado pelos amigos- sentiu fortes dores quando estava em sua residência no início da tarde, teria relutado em ir de imediato ao hospital, e quando o foi, já era tarde, vindo à óbito. Deixa a esposa, Profª Nádja Carpentiere, os filhos Rodnei, Ronie e três netos.

ARCHIMA

Cala-se uma das vozes mais argutas e inteligentes do município, reconhecido e respeitado por todos, autor de livros como “O Portal do Roncador” e o escrachante “Direito ao Ócio”, que consolidou a sua fama de irreverente, fama que vinha de sua personalidade totalmente sarrista, bem humorada , fazedora de piadas, contos, anedotas, situações que envolviam personagens conhecidos da cidade, sempre com o humor as vezes cáustico, mas sempre engraçado.

Paulista, considerado um pioneiro moderno de Nova Xavantina, Archima chegou à cidade no início dos anos 70, foi produtor e assim se envolveu na vida política da comunidade, tendo sido o presidente do então PDS, passando depois para o PMBD e depois para o PT.

Foi professor, tendo se aposentado como tal, e primeiro Administrador do Departamento da Sociedade Brasileira de Eubiose de Nova Xavantina, com participação ativa no processo de construção do Templo da entidade no município.

Sua partida deixa uma grande lacuna na história da comunidade, e um vazio imenso no coração dos amigos, que riram muito com suas histórias, se divertiram com suas piadas e aprenderam com suas lições.

Aos familiares, nossos mais sinceros votos de conforto neste momento de tristeza e saudades.

 

3 COMENTÁRIOS

  1. O que quis dizer com “pioneiro moderno”, não seria ciltural? Xavantina teve pioneiros iniciais, os que abriram as picadas, e uma segunda leva de paulistas, principalmente, que constituíram, liderados pela Vó Elisa, uma vanguarda cultural. São pioneiros culturais. Archimedes fazia oarte dela junto com José Roberto, Nazareth, Hedi, Fernando Mesquita, eu mesma, e tantos outros.

  2. Eu quis dizer pioneiro moderno, os que chegaram depois dos expedicionários. Tem muitos aqui, vários, Archima é um deles. Acho que não é só cultural, é tudo. Ele foi político também. Pioneiro é tudo, Pioneiro é Pioneiro e pronto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui